Há cerca de 12 mil anos, nossos ancestrais deixaram registrado, nas paredes de pedra da Serra da Capivara, algo que atravessou milênios: a cena de um beijo.
Feita pelos povos originários que habitaram a região, essa pintura rupestre pode ter sido um gesto de amor, parte de um ritual ou até uma simples declaração de afeto. Não sabemos ao certo o que eles queriam dizer, mas sabemos que foi aqui, no coração do Piauí, que essa história começou.
Entre os mais de mil sítios arqueológicos do Parque Nacional, essa cena é uma das mais encantadoras. E pensar que o primeiro beijo registrado da humanidade está nas nossas terras… é ou não é motivo pra dizer que o piauiense já nasceu beijoqueiro?
Mais do que uma curiosidade arqueológica, a descoberta é um lembrete da importância e da riqueza simbólica dos povos originários. É parte viva da nossa piauensidade — aquele orgulho que carrega afeto, história e pertencimento.
A Serra da Capivara fica no sudeste do Piauí, nos municípios de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, Brejo do Piauí e João Costa, e é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1991.