Teresina possui mais de 5 mil idosos usuários dos serviços dos Centros de Convivência

Idosos são atendidos em serviços ofertados nos Centros de Convivência

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), oferece assistência a 5.265 usuários, dos quais 2.003 são idosos e 2.423 são crianças e adolescentes. O SCFV visa garantir direitos, promovendo a integração e o fortalecimento de vínculos sociais com as famílias, além de prevenir situações de risco social.

De acordo com Socorro Bento, secretária da Semcaspi, o objetivo do Serviço de Convivência é proporcionar acolhimento a todos os públicos e seus familiares, oferecendo atividades direcionadas para cada faixa etária.

“O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos faz parte da proteção social básica dentro da política de assistência social e é voltado para todos os públicos e seus familiares. Esse serviço abrange crianças, adolescentes, adultos e idosos, atendendo às necessidades específicas de cada faixa etária, promovendo o bem-estar e a inclusão de todos os participantes”, ressalta a secretária.

Aline Teixeira, secretária executiva do SUAS, destaca que o CRAS é a porta de entrada para o SCFV.

“Para a pessoa que tem interesse em participar do Serviço de Convivência a porta de entrada para o serviço é sempre através do CRAS da sua região. O técnico de referência avalia a situação da família e, ao identificar que ela pode se beneficiar do Serviço, realiza o encaminhamento para o centro mais próximo no território”, explica a executiva.

CENTROS DE CONVIVÊNCIA E GRUPOS DE CONVIVÊNCIA

Em Teresina, o Serviço de Convivência conta com 20 Centros de Convivência e 222 grupos distribuídos pelas quatro zonas da cidade. Esses centros e grupos são locais de acolhimento onde os usuários encontram suporte, orientação e oportunidades para o fortalecimento de suas relações familiares e comunitárias.

“Os centros incluem tanto aqueles geridos diretamente pela Secretaria quanto os administrados por entidades parceiras com as quais mantemos termos de colaboração. Além dos centros, também operamos grupos que funcionam em vários espaços como CRAS, UBS, associações comunitárias e igrejas. Esses locais são escolhidos para garantir que os serviços estejam acessíveis ao maior número de pessoas e atendam às necessidades dos diversos públicos”, reforça Socorro Bento.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas